domingo, 23 de dezembro de 2012

Arsenal e Milan abusaram da sorte e deverão ter vida duríssima nas oitavas da Liga dos Campeões

Milan do jovem El Shaarawy enfrentará o Barcelona
A UEFA realizou na última quinta-feira, dia 20, o sorteio das oitavas-de-final da Liga dos Campeões 2012/2013. Ao todo, 16 times de nove países diferentes disputarão vagas entre os oito melhores da competição continental. Dessas nações que se mantêm vivas no torneio, destaque para a Espanha, com quatro representantes no mata-mata, e para a Alemanha, que classificou suas três equipes na liderança na fase de grupos. A Inglaterra, por outro lado, tem só dois clubes nas oitavas, mas vale lembrar que na última temporada o cenário era o mesmo e o Chelsea acabou campeão.

A não ser em confrontos muito desiguais tecnicamente, arriscar palpites no esporte é complicado, sobretudo em eliminatórias. Na Champions e na maioria dos campeonatos de futebol ao redor do mundo, apenas dois jogos definem o futuro dos times no certame, o que ocasiona muitas vezes as famosas "zebras". Poucas pessoas imaginavam, por exemplo, que o Chelsea faria frente ao Barcelona nas semifinais da temporada anterior e conquistaria o título na casa do Bayern de Munique, o adversário dos ingleses na decisão. Aliás, logo após o sorteio do mata-mata da edição passada, quase ninguém apostava nos Blues como futuros campeões. Apesar disso, já é possível ao menos apontar quem deverá ter vida mais complicada para chegar à final em Wembley.

Gostaria de falar de duas equipes em especial. No meu texto sobre o sorteio dos grupos, disse que Arsenal e Milan, fragilizados com a perda de importantes jogadores, deveriam ficar satisfeitos com a chave em que haviam caído, visto que a primeira colocação era bastante acessível. Porém, nenhum deles aproveitou, e agora ambos devem pagar caro por esse vacilo. O time inglês perdeu a essencial referência de Robin van Persie para o rival Manchester United e, muito por conta disso, sofreu derrotas em jogos nos quais deveria ter se imposto, como no revés em pleno Emirates para o Schalke 04, que acabou no topo do grupo B. Agora, o adversário do Arsenal nas oitavas será indigesto: o Bayern de Munique, finalista da última edição e líder disparado da Bundesliga.

O Milan, que dividiu a chave C com Málaga, Zenit e Anderlecht, também vem penando depois de o rico PSG ter levado Thiago Silva e Zlatan Ibrahimovic para a França. A equipe rossonera, a exemplo do Arsenal, se saiu mal em partidas nas quais tinha a obrigação de vencer e simplesmente não ganhou nenhum duelo em San Siro. Foram dois empates, com Anderlecht e Málaga, e uma derrota para o Zenit. E o que mais chama a atenção é o fato de os comandados de Massimo Allegri terem marcado somente um gol na Itália. A "punição" não poderia ter sido maior: confronto nas oitavas com o Barcelona, cujo poder é do conhecimento de todos. Rossoneros e blaugranas, vale lembrar, se enfrentaram nas quartas-de-final da última temporada, e o Barça levou a melhor.

Para quem não sabe, o sorteio das oitavas-de-final da Champions é direcionado para que os primeiros colocados dos grupos enfrentem os segundos. Esse processo tem duas restrições: equipes do mesmo país ou que estiveram na mesma chave não podem cruzar logo de cara. Sendo assim, caso Arsenal e Milan tivessem ficado com a primeira posição na fase de grupos, seus possíveis adversários seriam Porto, Málaga (para o Arsenal) e Schalke 04 (para o Milan), Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Valencia, Celtic e Galatasaray. Há algumas pedras nesse caminho também, como Real e Shakhtar, mas as chances de sucesso para Gunners e rossoneros inegavelmente eram maiores. Além, claro, da oportunidade de definir a classificação em casa.

Enfim, como eu já falei, é comum vermos surpresas em mata-mata, até porque o futebol, felizmente, não é uma ciência exata. Arsenal e Milan têm, sim, condições de superar Bayern e Barcelona, embora esses resultados sejam no momento improváveis. Disse "no momento" porque, vale lembrar, os europeus ainda poderão se reforçar na janela de transferências de janeiro, ou seja, antes dos duelos decisivos da Liga dos Campeões, que começam somente em fevereiro. Entretanto, as expectativas de contratações por parte dos dois clubes não são das mais otimistas, e a sequência de ambos na competição pode ir por água abaixo devido ao desempenho abaixo do esperado na fase de grupos. Acordar apenas a esta altura do torneio pode ser muito tarde.

Falando dos outros confrontos, vejo a Alemanha com boas possibilidades de prosseguir com seus três representantes: Schalke 04, Bayern de Munique e Borussia Dortmund. O Dortmund, aliás, deve fazer um duelo muito interessante com o Shakhtar, já que as duas equipes apresentaram um futebol vistoso na fase de grupos. Outro embate que promete é Manchester United x Real Madrid. Serão 12 títulos em campo, sem falar no aguardado reencontro de Cristiano Ronaldo com os Red Devils, com quem foi campeão europeu em 2008. A Juve é favorita contra o Celtic, mas não é demais lembrar que os escoceses venceram em casa o Barcelona e por pouco não arrancaram alguns pontinhos no Camp Nou. Abaixo, confira todos os oito duelos das oitavas-de-final:

Schalke 04 x Galatasaray (ida em 20/02 e volta em 12/03)
Juventus x Celtic (ida em 12/02 e volta em 06/03)
PSG x Valencia (ida em 12/02 e volta em 06/03)
Málaga x Porto (ida em 19/02 e volta em 13/03)
Bayern de Munique x Arsenal (ida em 19/02 e volta em 13/03)
Borussia Dortmund x Shakhtar Donetsk (ida em 13/02 e volta em 05/03)
Barcelona x Milan (ida em 20/02 e volta em 12/03)
Manchester United x Real Madrid (ida em 13/02 e volta em 05/03)

No vídeo a seguir, confira os gols de Manchester United 4 x 3 Real Madrid, pelas quartas-de-final da Champions 2002/2003. Os três tentos do brasileiro Ronaldo deram a vaga aos merengues. Agora, os holofotes novamente estarão voltados para um Ronaldo, mas para o português Cristiano, que reencontrará os Red Devils pela primeira vez desde a sua saída, em 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário